BSV Robotics, nova associada da EsalqTec inova no Monitoramento Autônomo de Pragas
Parceria com a EsalqTec
BSV Robotics uma startup dedicada ao desenvolvimento de robôs autônomos móveis para o monitoramento de pragas na agricultura, enxerga a parceria com a EsalqTec como uma oportunidade estratégica para colaborar com uma das universidades mais renomadas do país na área de agricultura. A empresa planeja formalizar uma parceria com a ESALQ, seus laboratórios e respectivos pesquisadores, contribuindo com o setor agrícola brasileiro e servindo como um destino para a formação complementar de alunos e egressos. Também ampliar sua rede de contatos, inserindo mais profundamente no universo das Agtechs e suas conexões, como investidores.
Produto Atual e tecnologia
A BSV Robotics desenvolve robôs autônomos móveis para o monitoramento de pragas na cultura do algodão. A escolha do algodão como cultura inicial se deve ao alto valor agregado, concentração de produtores em dois estados e alta tecnificação.
O robô desenvolvido pela BSV Robotics é projetado para reduzir os altos custos com insumos na cultura do algodão. Com câmeras de alta resolução, visão computacional, energia solar e uma plataforma capaz de percorrer toda a plantação 24 horas por dia, 7 dias por semana, o robô oferece uma solução de monitoramento contínuo e preciso. O modelo de negócio é baseado em uma anuidade paga pelos produtores, sem custos de implementação.
Vantagens Tecnológicas
O grande diferencial da BSV Robotics está na capacidade de capturar detalhes planta a planta, com uma granularidade superior em comparação a soluções convencionais, como drones e satélites. Equipado com câmeras laterais por linha, o robô é uma solução de monitoramento de pragas em toda a fazenda de forma totalmente autônoma, permitindo uma aplicação localizada de insumos.
Localização e Fundação
Fundada por Nicholas Smaal, Raphael Balducci e Pedro Viganó, atualmente está incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), dentro da USP, na cidade de São Paulo. A empresa foi fundada em 2023 e iniciou sua dedicação exclusiva ao projeto em abril de 2024.
Planos Futuros
Nos próximos cinco anos, a BSV Robotics pretende expandir sua operação para ter 15 robôs em funcionamento, com um faturamento projetado de R$ 3 milhões. A empresa planeja atuar nos estados de Mato Grosso e no oeste da Bahia, que representam 90% da produção nacional de algodão. Na EsalqTec pretende futuramente tornar-se residente para utilizar a sua infraestrutura e colaborar com os laboratórios e pesquisadores da ESALQ.