ZIMOTEC BIOPROCESSOS: NOVA RESIDENTE DA ESALQTEC
A ZIMOTEC BIOPROCESSOS é a mais nova empresa a integrar o quadro de Residentes da EsalqTec. Esta parceria estratégica posiciona a ZIMOTEC no ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Um ambiente de incubação compartilhado, abrangendo infraestrutura, serviços de orientação, suporte técnico, administrativo e operacional.
A Zimotec Bioprocessos é uma empresa que atua na solução de problemas em bioprocessos, desde a indústria de alimentos (exemplo: produção de fermento na indústria de panificação) até o setor sucroalcooleiro (exemplo: fermentação e produção de etanol), buscando aperfeiçoar o processo e produtos gerados nessas indústrias.
Os sócios da ZIMOTEC, Dr. Luiz Carlos Basso e Dra. Thalita Peixoto Basso, trazem uma vasta experiência e expertise ao negócio. O Dr. Luiz Carlos Basso, com uma sólida formação em Engenharia Agronômica e uma carreira destacada em Bioquímica e Fisiologia de Leveduras, tem contribuído significativamente para o desenvolvimento de cepas de Saccharomyces cerevisiae na indústria brasileira de etanol. Já a Dra. Thalita Peixoto Basso possui competências em áreas como metabolômica, proteômica e melhoramento genético de leveduras.
Atualmente a Zimotec Bioprocessos está trabalhando na prova de conceito do projeto PIPE submetido à FAPESP no desenvolvimento de uma linhagem de levedura com atividade antimicrobiana na fermentação alcoólica.
A parceria com a EsalqTec é vista pela ZIMOTEC como uma oportunidade significativa para se posicionar no ecossistema tecnológico, ampliando sua carteira de clientes e facilitando o contato com futuros investidores. A integração na incubadora visa acelerar o desenvolvimento e a consolidação da ZIMOTEC como um player chave no setor.
“O apoio dado pela EsalqTec como incubadora nessa fase do projeto está sendo de extrema importância para o desenvolvimento, que deve durar em torno de 3 anos, tempo que pretendemos permanecer como Residentes. Acreditamos que contribuirá para o crescimento e desenvolvimento da empresa, além de ser um ambiente que proporciona uma proximidade com parceiros, clientes e investidores, o que pode acelerar a nossa expansão”, ressalta Thalita Basso.
Com a incubação, a ZIMOTEC BIOPROCESSOS reforça seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento tecnológico, alavancando sua capacidade de oferecer soluções avançadas e personalizadas para o mercado sucroalcooleiro e outros setores correlatos, buscando na incubadora um ambiente que facilita a interação entre pesquisadores, professores e empreendedores, promovendo sinergias valiosas.