10º do AgTech Day: Principal Encontro das Startups AgTechs no Brasil - ESALQTEC

ESALQTEC - Incubadora Tecnológica

(19) 3421-3500
ESALQTEC - Incubadora Tecnológica

Blog

10º do AgTech Day: Principal Encontro das Startups AgTechs no Brasil

Com a presença de 250 participantes, o 10º AgTech Day aconteceu no dia 30/11/2023 na sede do Pecege com início às 8h30, promovido pela EsalqTec–Incubadora Tecnológica da Esalq-USP, em conjunto com o Instituto Pecege e a WBGI, sendo um dos eventos mais significativos da comunidade de Startups AgTech no Brasil.
A entrada para o evento foram 2 kg de alimentos não perecíveis, doados ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba.

Um pouco sobre o Evento:
O evento teve como objetivo principal fortalecer e estabelecer conexões para novos negócios entre os principais agentes de inovação e empreendedorismo do agronegócio. Reconhecido no Brasil, o AgTech Day busca impulsionar o “Vale do Piracicaba”, também conhecido como “AgTechValley”, principal ecossistema de tecnologia para a agricultura. Esta edição trouxe como tema principal a “Gestão de Riscos no Agronegócio” trazendo interação entre importantes representantes da inovação: startups, investidores, consultores, estudantes, pesquisadores, aceleradores, produtores rurais e os principais players do AgTech Valley empreendedores no agronegócio.
Um destaque importante que foi a graduação de uma das empresas incubadas na EsalqTec, a “Just Bio Solutions”

Colaboração e Parceiros
EsalqTec:
Incubadora Tecnológica da ESALQ-USP, fomenta a inovação e apoio a empreendedores no desenvolvimento de negócios tecnológicos no campo agropecuário, interna e externamente associados à universidade. O principal papel da Esalqtec nesse movimento é transformar a ciência desenvolvida nos inúmeros laboratórios da Esalq em aplicação e tecnologia de fato, incentivando e dando suporte a criação de startups, micro e pequenas empresas de inovação que atendam os gargalos de desenvolvimento tecnológico no mercado nacional, gerando produtos, processos e serviços baseados em tecnologia incremental e avançada.

WBGI:
Nascida em 2019, a WBGI (We Believe In Great Ideas) chega com um objetivo claro: construir grandes negócios do agro a partir de grandes ideias.
“Somos uma Venture Builder especializada no agronegócio e como tal, apostamos nossas fichas nas ideias com grande potencial técnico e entramos com a especialização de negócios. Acreditamos que a sinergia entre o conhecimento e a experiência são a chave para o desenvolvimento de soluções que mudam o mundo”. Centralizado em ideias com potencial técnico e investindo na especialização de negócios para impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Instituto Pecege:
Associação que se dedica à disseminação de conhecimento de qualidade para preparação profissional, oferecendo ferramentas e experiências com foco na troca de conhecimento. Localizado no Parque Tecnológico, o Pecege conta com mais de 1200 profissionais associados e especializados nas mais diversas áreas, como educação, comunicação, tecnologia, negócios, economia e gestão!
Além de tudo isso, o Pecege ainda contribui significativamente com 30 metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo o ensino sua principal atividade!

SOMPO SEGUROS:
A Sompo Seguros S.A. é uma subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão. No Brasil, a companhia conta com uma equipe especializada e um diversificado portfólio de produtos e serviços de seguros visando garantir proteção com excelentes soluções de seguros e gestão de riscos. Seu amplo leque de ofertas contempla Seguros Corporativos nos ramos Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Petróleo & Gás, Engenharia, Financial Lines & Casualty, Garantia, Agrícola e RD Equipamentos (Máquinas e Equipamentos Agrícolas e Não-Agrícolas), entre outros.

Objetivo e Discussões:
O evento via fortalecer a conexão entre os agentes de inovação e empreendedorismo do agronegócio com o ecossistema tecnológico de agricultura. Entre as discussões abordadas foram:
Inovação Tecnológica no Agronegócio: Exploração de novas tecnologias para impulsionar a agricultura do futuro.
Sustentabilidade: Discussão sobre práticas sustentáveis e seu impacto no desenvolvimento agrícola.
Desafios e Oportunidades: Análise dos desafios atuais e futuras oportunidades para o setor.
Destaques Adicionais e vivências dos Palestrantes

Depoimentos:
Mariana Calaça (Painelista): Engenheira Agrônoma e Coordenadora de Novos Negócios na Syngenta Digital – “A experiência de participar do evento foi enriquecedor, tanto em conhecimento quanto em poder estar em contato com outros especialistas em inovação e parceiros do agronegócio. Particularmente foi uma experiência nova nesse tipo de evento, onde pude por nossa associação com a EsalqTec ampliar nossa rede colaborativa e de contatos especificamente para evoluirmos cada vez mais no setor de inovação e tecnologia.”

Dirceu Ferreira (Painelista): Centro de Especialização em Agricultura Tropical da Bayer – “Nós da Bayer somos parceiros da EsalqTec a 4 anos e estamos vivenciando essa jornada de inovação e empreendedorismo que vem desde as empresas que estão incubadas até empresas que se associam e que se relacionam com a Bayer com fins de resolver problemas de interesse dos agricultores do Brasil. Para a gente é um prazer estar participando de um evento como este no PECEGE, que envolve empreendedores, estudantes e investidores. Gostaria de fazer um convite final, para que as pessoas participem cada vez mais deste tipo de evento, que é muito rico e importante para a construção de uma agricultura mais moderna.”

Alan Galisteu (Representante da WBGI) – “Nós da WBGI em parceria com a EsalqTec e o PECEGE entregamos o AgTech Day que está na sua 10ª edição com o tema “Gestão de Riscos no Agronegócio”. Acreditamos que esse evento tem uma grande importância no que diz respeito a cumprir o papel de estar presente no ecossistema de inovação de tecnologia e empreendedorismo no agronegócio, em específico no vale do silício de Piracicaba. Estamos gratos EsalqTec por todo apoio, trocas de conhecimento, compartilhamento de ideias, empresas, start ups, pois a gente acredita em conjunto que possamos fazer uma real diferença. O AgTech Day é um momento muito propício para reunir essas pessoas e temos certeza que todos os inscritos aproveitaram muito.”

Moderadores:
Sérgio Barbosa (Moderador fixo): Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Realizou em 2005 a estruturação e início da ESALQTec – Incubadora Tecnológica, ocupando até a presente data o cargo de Gerente Executivo, apoiando atualmente 123 projetos de inovação tecnológica na agropecuária.
Luís Cláudio Lopes (Moderador painel 2): Profissional destacado e inovador com uma sólida formação acadêmica, é Mestre em Engenharia de Produção pelo renomado Instituto
Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Sua busca incessante por conhecimento o levou a se especializar em Transformação Digital no Massachusetts Institute of Technology (MIT), explorar as nuances da Inovação Global na Universidade da Califórnia, Berkeley, aprimorar suas habilidades em Team Building na Steinbeis, e compreender as complexidades das Alianças Estratégicas para Inovação no INSEAD. Com uma carreira de 36 anos, Luís Cláudio acumulou uma vasta experiência em empresas de destaque, deixando sua marca na AMBEV, Itambé, Betim Química, Bridgestone e IPNET (Google).
Paulo Ozaki (Moderador painel 3): Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP, fundador do Agro Resenha Podcast e Superintendente do AgriHub, o primeiro Hub de inovação do agronegócio de Mato Grosso.
Uriel Rotta (Moderador painel 4): Sócio Gestor da WBGI e da Stracta Consultoria, Uriel Rotta atua em projetos financeiros, reestruturação e implementação de estratégia, modelos de negócios e processos decisórios em empresas, associações e cooperativas. Foi Executivo em diversas instituições financeiras, nas áreas de Corporate, Middle Market e Agribusiness, além de ser professor de finanças em cursos pós graduação da FIA e consultor ESALQTEC.

Confira o grande time que participou do nosso Painel 1: A Gestão do Risco Operacional:
Andreia Paterniani (Painelista): É diretora de Sinistro da Sompo Seguros e está na companhia desde 2017. É formada em Processamento de Dados, com Pós-Graduação em Administração de Empresas pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e com especialização em Estratégia de Negócios Internacionais pela FGV.
Dirceu Ferreira (Painelista): Atualmente é líder de Inovação Aberta para a América Latina. Até agosto de 2020, o executivo atuou como líder do CEAT Brasil, Centro de Especialização em Agricultura Tropical da Bayer. Agrônomo, Dirceu iniciou suas atividades na Bayer em 2014 como diretor de Desenvolvimento de Negócios na América Latina, liderando a plataforma de inovação da Crop Science na região.
Lygia Cardoso (Painelista): Eng. Agrônoma formada pela ESALQ, é Líder de oferta da América do Sul da Cargill e tem mais de 10 anos de experiência em análise de safras e impactos climáticos.
Mariana Calaça (Painelista): Engenheira Agrônoma e Coordenadora de Novos Negócios na Syngenta Digital

Palestrantes do Painel 2: Gestão do Risco Socioambiental:
Eduardo Trevisan (Painelista): Eng. Agrônomo (UFSCAR), especialista em Gestão Estratégica pela Akron University e MBA em Gestão do Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas. Gerente Sênior de serviços e projetos do Imaflora e Presidente do Conselho da Rede de Agricultura Sustentável com membros em mais de 25 países.  Possui experiência de mais de 20 anos com ferramentas de mitigação de riscos socioambientais e sistemas de produção tropicais no Brasil e América Latina.
Bernardo Pires (Painelista): Diretor de Sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – ABIOVE, trabalha na instituição desde 2010, responsável pelos programas da entidade relacionados à sustentabilidade na cadeia de grãos; graduado em Engenharia Florestal e mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa, trabalhou por 3 anos na Diretoria Ambiental da Veracel Celulose e por 8 anos na Secretaria de Biodiversidade e Floresta do Ministério do Meio Ambiente.

Painel 3: A Gestão do Risco Climático:
Felipe Gustavo Pilau (Painelista): Eng. Agrônomo, Doutor em Agronomia pela ESALQ/USP. Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (2008-2014). Professor Associado da ESALQ/USP desde 2014. Orientador no programa de pós-graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas da Esalq. Foi presidente do Conselho Deliberativo da Esalqtec entre 2019 e 2023. Sócio-fundador da Weather Service.
Marcio Martinati (Painelista): é superintendente de Agronegócio da Sompo Seguros. É formado pela Unicamp em Engenharia Agrícola e conta com pós-graduação em Desenvolvimento de Produtos. Traz como bagagem a experiência de ser responsável pela inserção de grandes companhias de seguros nesse segmento de negócios. Além disso, acumula ampla experiência no desenvolvimento de seguros voltados a lavouras, florestas e rebanhos.
Yury Duarte (Painelista): Engenheiro agrônomo formado e pós-graduado pela ESALQ-USP,

Painel 4: Gestão do Risco Financeiro e de Mercado:
Felipe Ribeiro (Painelista): Felipe Prado Ribeiro é diretor técnico responsável pelas áreas de RD Equipamentos, Produto Financial Lines & Responsabilidade Civil e Produto Agricultura. Está na Sompo Seguros desde abril de 2021. É graduado em Administração pela PUC-SP, pós-graduado em Planejamento Estratégico pela ESPM e com MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela FGV-SP
Tadeu Barreto (Painelista): Formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ, atua no mercado financeiro há 15 anos, passando por diversos bancos em gestoras de ativos focados no agronegócio. Atualmente Tadeu é portifólio manager na Itau Asset, focado em ativos de agronegócios na mesa de Crédito Estruturado.
Wellington Souza (Painelista): Economista formado pela Unicamp, com MBA Executivo em Finanças pelo Insper e Mestrado em Administração com ênfase em Finanças na Universidade Mackenzie. Atuou no mercado financeiro por 24 anos na área de produção de negócios nos segmentos de ¨Corporate Banking¨ e ¨Middle Market¨, com passagem pelos Bancos Francês e brasileiro, Sudameris, ABN Amro, Santander, Votorantim e Itaú.
Guilherme Rios (Painelista): Assessor Técnico de Política Agrícola na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Atuação com foco em crédito, seguro rural e mercado de capitais. Articulando tecnicamente e propondo melhorias para os temas de interesse do setor com membros do executivo, legislativo e entes privados

Em suma, o evento reforça o compromisso em promover inovação e sustentabilidade no setor agrícola, proporcionando uma troca valiosa de ideias e colaboração entre os líderes e influenciadores do segmento, onde a inovação e a sustentabilidade são os pilares fundamentais para um setor agrícola mais eficiente, competitivo e responsável.
Ao abordar o tema da “Gestão de Riscos no Agronegócio”, o evento promoveu debates de alto nível entre renomados representantes e protagonistas do AgTech Valley. Esse encontro não só propiciou o intercâmbio de conhecimento, mas também estimulou parcerias estratégicas essenciais para impulsionar a inovação e a sustentabilidade no setor.
O 10º AgTech Day não apenas ofereceu uma plataforma para debates e troca de ideias, mas também consolidou-se como um catalisador para a transformação do agronegócio brasileiro. A interseção entre inovação, tecnologia e sustentabilidade se torna cada vez mais crucial, e eventos como este desempenham um papel fundamental nessa jornada de evolução contínua.

 

Acesse aqui as fotos do evento: https://www.dropbox.com/scl/fo/4074euvg540egzl57r7m5/h?rlkey=m43ebl0smw2rwed3m2tcn2qbc&dl=0

Compartilhe esse artigo

Newsletter

Cadastre-se para receber as novidades e dicas da EsalqTec.

Contato

Entre em contato com a EsalqTec!


    Endereço

    Av. Limeira, 1131 - Areão, Piracicaba - SP, 13418-900

    Telefone

    (19) 3421-3500

    E-mail

    esalqtec.comunica@gmail.com