ZIMOTEC BIOPROCESSOS – Soluções tecnológicas para a Indústria Sucroalcooleira - ESALQTEC

ESALQTEC - Incubadora Tecnológica

(19) 3421-3500
ESALQTEC - Incubadora Tecnológica

Blog

ZIMOTEC BIOPROCESSOS – Soluções tecnológicas para a Indústria Sucroalcooleira

A parceria com a EsalqTec é vista pela ZIMOTEC BIOPROCESSOS, nova ASSOCIADA, como uma oportunidade significativa de se posicionar no ecossistema tecnológico para acesso aos ambientes de pesquisa, desenvolvimento, inovação e outras empresas do setor sucroalcooleiro e correlatas, podendo eventualmente ampliar sua carteira de clientes e facilitar o contato com futuros investidores.

Soluções e inovação da Zimotec:

No que diz respeito aos projetos e vantagens tecnológicas, a empresa oferece serviços altamente especializados e adaptados às necessidades individuais de cada cliente.
A área de atuação da ZIMOTEC é a prestação de serviço para empresas que utilizam bioprocessos para produção de diversos produtos (álcool, ácidos, enzimas, leveduras, antimicrobianos), além de consultoria, pesquisa e desenvolvimento em fermentação.
O mercado alvo é o setor sucroalcooleiro incluindo destilarias de etanol e produtores de cachaça, trabalhando no isolamento de linhagens de leveduras promissoras para produção de etanol, avaliação das linhagens dominantes e persistentes e reintrodução nos processos fermentativos; avaliação de insumos utilizados em bioprocessos; identificação de fatores limitantes da produtividade industrial; cursos, treinamentos e atualizações em fermentação alcoólica.
A abordagem personalizada cria uma grande vantagem tecnológica para cada cliente, solucionando desafios específicos relacionados à fermentação, no aumento da eficiência do processo industrial.

Os sócios possuem uma vasta experiência na seleção e avaliação de microrganismos em fermentação alcoólica: O doutor Luiz Carlos Basso, com sua formação em Engenharia Agronômica e seu extenso trabalho em Bioquímica e Fisiologia de Leveduras, além de sua posição como Professor Sênior da Universidade de São Paulo, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de cepas de Saccharomyces cerevisiae para a indústria brasileira de etanol. A doutoraThalita Peixoto Basso, por sua vez, traz consigo uma expertise em diversas áreas, como metabolômica, proteômica e melhoramento genético de leveduras.

Atuando fortemente  no desenvolvimento de uma levedura capaz de controlar a contaminação bacteriana durante a fermentação alcoólica, que visa reduzir prejuízos nas destilarias de etanol, na indústria de alimentos e ração animal, especialmente com o desenvolvimento, seleção e comercialização de leveduras para esses setores, terá como meta aumentar o número de clientes ao longo do tempo e alcançar uma receita anual de R$ 20 milhões em royalties, comercialização e prestação de serviços no setor sucroalcooleiro, em até 5 anos. A empresa tem investido na especialização em bioquímica, fisiologia e genética de microrganismos utilizados em bioprocessos industriais.

Compartilhe esse artigo

Newsletter

Cadastre-se para receber as novidades e dicas da EsalqTec.

Contato

Entre em contato com a EsalqTec!


    Endereço

    Av. Limeira, 1131 - Areão, Piracicaba - SP, 13418-900

    Telefone

    (19) 3421-3500

    E-mail

    esalqtec.comunica@gmail.com